NATURALIS – AV 1183

NATURALIS – AV 1183

Inseticida biológico –  Beauveria bassiana

NATURALIS® é um inseticida biológico que contém 0,185 g/kg de esporos viáveis do fungo Beauveria bassiana estirpe ATCC 74040 para o controlo de diferentes pragas de ácaros e insetos que atacam as fruteiras, culturas hortícolas e plantas ornamentais. A Beauveria bassiana estirpe ATCC 74040 existe na natureza, não é uma estirpe geneticamente modificada. Atua principalmente por contato, mas também tem um efeito na redução da oviposição nas moscas da fruta. O NATURALIS® controla os adultos e os estados imaturos (ovos e larvas) das moscas brancas, tripes, ácaros, moscas da fruta, psila da pereira, lagartas e algumas espécies de afídeos que atacam as fruteiras, culturas hortícolas e ornamentais.

NATURALIS® é um inseticida com excelentes resultados no controlo da mosca branca e do aranhiço-amarelo. Recomendamos sempre no mínimo duas aplicações espaçadas de 7 dias, com um bom volume de calda. O fungo atua por contato e temos de garantir que chega à página inferior da folha. Também tem efeito contra tripes e contra o ácaro do bronzeamento do tomate o Aculops lycopersici. No controlo deste ácaro recomendamos aplicações a 1.5L/ha, espaçadas também de 7 dias, não mais do que 10, com aplicações direcionadas ao caule.

NATURALIS® além de parasitar insetos tem a capacidade de inibir a ovoposição das moscas da família dos Tefritídeos (Tephritidae): a mosca-da-azeitona Bactrocera oleae, a mosca-do-Mediterrâneo Ceratitis capitata e a Mosca-da-cereja Rhagoletis cerasi. Os conídios da estirpe ATCC 74040 do NATURALIS® têm duas proteínas capazes de criar um biofilme hidrofóbico na película da fruta. As moscas fêmeas da família Tefritídeos não reconhecem a superfície dos frutos e não depositam os ovos.

NATURALIS® pode ser aplicado em combinação com outros inseticidas com o objetivo de melhorar o controlo da infestação. Sendo um produto biológico, um fungo vivo é muito importante verificar a compatibilidade deste com os fungicidas. Também é sempre aconselhável verificar a compatibilidade ou qualquer fitotoxicidade causada pela mistura com um produto não testado, uma vez que uma potencial incompatibilidade pode ter origem em diversos fatores fora do controlo do fabricante, tais como o estado da cultura, das condições climáticas, dos volumes de água usados, etc. No caso da mistura com outros produtos fitofarmacêuticos, deve ser respeitado o intervalo de segurança mais longo. Siga as instruções de segurança.