ISONET T – AV 1515

Método de confusão sexual para o controlo eficaz da Tuta absoluta 

ISONET T é um método biotécnico de confusão sexual para o controle eficaz da Tuta absoluta, sem LMR (Limite Máximo de Resíduos) nem IS (Intervalo de Segurança), sem resíduo final e autorizado em Modo de Produção Biológico (MPB). ISONET T é uma solução fundamental para os produtores, na gestão do nível de resíduos no produto final. ISONET T é seguro para os auxiliares e para o Homem.

ISONET T é um difusor de feromona sexual para a confusão sexual da Tuta absoluta em Tomateiro, Pimenteiro e Beringela (estufa). Este método baseia-se no uso de uma substância ativa produzida naturalmente pela praga, denominada feromona. Esta substância é um mensageiro químico emitido pelas fêmeas adultas para atrair os machos na época de cópula e proliferação da espécie. Quando se instalam os difusores de confusão sexual, produz-se uma libertação no ambiente de feromonas numa quantidade que interfere na capacidade dos recetores de olfato dos machos. Os machos não conseguem localizar a fonte emissora feminina de feromonas. Deste modo, evita-se a cópula e consequentemente a descendência de larvas que causam os prejuízos nas culturas.

No caso de infeções baixas e/ou grandes superfícies, a confusão sexual, pode por si só garantir o controlo da praga. No entanto, é muito importante manter a monotorização semanal dos estragos nas folhas e frutos para determinar a necessidade de realizar tratamentos com inseticidas.

A primeira colocação dos difusores de ISONET T deverá ser feita na ausência da praga, alguns dias antes do transplante das plantas. Recomenda-se a utilização de 800-1.000 difusores/ ha. Faça o download da aplicação, Pheromones Calculator, que lhe permite calcular e simular a distribuição dos difusores de ISONET T na sua estufa.

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.embarcadero.PheromonesCalculator&hl=pt_PT  
https://apps.apple.com/pt/app/pheromones-calculator/id1112198125 

Consoante a época do ano os difusores ISONET T tem uma duração de: 110-120 dias na primavera – verão e 150-160 dias no outono – inverno. No caso de as culturas terem um ciclo cultural longo é necessário reforçar a dose, substituindo ou colocando no mesmo fio tutor os novos difusores, sempre a uma altura de 0,5 metro do solo.